Pular para o conteúdo

EMATER apresenta relatório anual de ações no Município.

Emater Rio Novo

A última reunião da Câmara de Rio Novo contou com a presença dos extensionistas da EMATER, que apresentaram o relatório anual de atuação no município. Durante a apresentação dos Extensionistas Milton e Patrícia, foi destacado ainda o Programa Mais Genética do Governo de Minas Gerais, cujo objetivo é melhorar a qualidade genética do rebanho e aumentar a produtividade de leite e a renda do pequeno e médio produtor. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo municipal.

A economia de Rio Novo é fortemente baseada na agropecuária, e por isso a apresentação da EMATER gerou amplos debates na Câmara. Os vereadores aproveitaram a presença dos extensionistas para abordar questões relacionadas ao meio rural, como a implementação do Programa Mais Genética e outras iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento da região.

A EMATER

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) é a maior empresa pública do setor no Brasil. Fundada em 1948, ela também foi a primeira a ser criada Brasil. Atualmente, a Emater–MG está presente em cerca de 800 municípios do Estado, e seu trabalho virou referência nacional.  Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do governo do Estado de Minas Gerais, a Empresa é responsável pelo atendimento a aproximadamente 350 mil produtores rurais.

Ao longo dos anos, a Emater–MG construiu uma sólida parceria com setores público e privado. Um trabalho que rende frutos aos municípios de Minas Gerais, junto com poder legislativo, prefeituras, secretarias de Estado, ministérios, entidades de classe, associações, cooperativas e organizações não governamentais.

Missão: Promover o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria de qualidade de vida da sociedade mineira.

Visão: Ser essencial à sociedade mineira, com excelência na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, para promoção do desenvolvimento sustentável dos municípios de Minas Gerais.

Públicos Específicos da Emater-MG:

Em sintonia com o disposto na Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, e na Lei nº 12.188, de 2010, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater), a Emater-MG estabelece como público prioritário:

  • Agricultores familiares e empreendedores familiares rurais
  • Silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores
  • Assentados da reforma agrária
  • Povos indígenas, remanescentes de quilombos e demais povos e comunidades tradicionais

Considerando a necessidade de promover a autonomia e a igualdade de oportunidades, a superação das desigualdades de gênero e de geração no meio rural, além de promover a sucessão na agricultura familiar, a Emater–MG dedica atenção especial ao trabalho com mulheres e jovens rurais, em todas as Agendas Estratégicas, Programas e Projetos que desenvolve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *