Pular para o conteúdo

Muncípios unidos pelo desenvolvimento

Na próxima sexta-feira(19), acontece em Juiz de Fora o “Encontro Regional para o Desenvolvimento da Zona da Mata mineira” que será realizado na FIEMG Regional Zona da Mata e reunirá lideranças políticas e empresariais para debaterem as propostas para a criação de uma nova ambiência econômica regional, contidas no estudo “Perspectivas de Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira”, elaborado pela entidade.

O evento terá participação do presidente do Sistema FIEMG e presidente do Conselho Deliberativo de SEBRAE-MG, Olavo Machado Junior; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso; diretores da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), deputados federais e deputados estaduais que fazem parte da Frente Parlamentar criada para defender os interesses da Zona da Mata na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Também estão sendo esperados cerca de 50 prefeitos de cidades da região.

Segundo Francisco Campolina, presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, um dos intuitos do encontro é estimular uma discussão para que as propostas tenham uma agenda mínima para serem efetivadas. “Teremos uma tarde para discutir dezenas de propostas, reivindicando nossas necessidades junto ao Legislativo, Executivo e nossa sociedade empresarial. É a chance de darmos um grande passo rumo ao desenvolvimento regional”, declara.

Com esse objetivo, durante a solenidade serão entregues documentos assinados por lideranças da FIEMG e autoridades políticas do Estado, contendo algumas reivindicações. Um documento será entregue ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso; com pedidos para construção do minianel viário sul de Juiz de Fora (para a ligação das rodovias BR-040 e BR-267); criação de regime tributário diferenciado para o ICMS às indústrias da região, e a retomada da pavimentação da nova estrada de acesso ao Aeroporto Presidente Itamar Franco.

As propostas do estudo “Perspectivas de Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira” incluem investimentos em infraestrutura, mudanças na política tributária e fiscal, ambiental e desenvolvimento social. As ações estão divididas em cinco áreas de atuação.

Poderes Legislativo e Executivo dos municípios de Goianá, Piau e Rio Novo, vem se reunindo e discutindo formas de se alinharem ao desenvolvimento dos respectivos municípios frente às “Perspectivas de Desenvolvimento da Zona da Mata”, em torno do Aeroporto Internacional Presidente Itamar Franco.

Na última reunião realizada no Plenário Messias Lopes, em Rio Novo, no dia 16 de junho, as autoridades elaboraram uma Carta Aberta, onde o conteúdo salienta a maior participação dos municípios nas reuniões e decisões na construção deste plano de desenvolvimento.

O documento será entregue às autoridades a frente do processo, na ocasisão do encontro regional em Juiz de Fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *