Desenvolvimento da Zona da Mata

Lideranças políticas e empresariais de Minas Gerais, eu sua maioria da Zona da Mata Mineira reuniram-se na Fiemg Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, na sexta-feira, 19 de junho, onde discutiram ações para alavancar o crescimento econômico da região. “Agora é hora de realizar”, disse o presidente da FIEMG Regional, Francisco Campolina.

Foi apresentado detalhadamente o estudo realizado pela instituição, entitulado “Perspectivas de Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira”

Entre principais tópicos de discussão, pairou a tributação do estado. O empresário que desejar instalar uma empresa no Rio de Janeiro, arcará com ICMS de 2%, porém se ele vier para Minas, a alíqutoa é de 18%, uma diferença que tem não só atraído empresas para o estado vizinho, como também feito as já existentes nas Gerais migrarem para cidades cariocas.

Gráfico apresentado na reunião, mostra os números comparando PIB entre cidades dos dois estados

Campolina ressaltou que de 2005 até hoje a vizinha cidade de Três Rios instalou 196 novas fábricas, número este quem nem de longe a Juiz de Fora, considerada cidade Pólo da Zona da Mata atingiu.

Rio Novo, esteve representada pelos poderes Executivo, Sr. Maria Virgínia Ferraz, prefeita municipal e pelo poder Legislativo, através de seu presidente, Vinícius Carvalho de Araújo(PSB) e os vereadores, Allan Martins Dutra Borges(PMDB), Eder Lima Moreira(PT) e Dionízio Da Dalt Netto(PT). Além da integração com a vida pública da Zona da Mata, os rionovenses o objetivo cumprido foi o de levar o documento, carta aberta, elaborado a partir de reuniões envolvendo as cidades de Goianá, Piau e Rio Novo onde está descrito o posicionamento dos respectivos municípios a respeito dos planos de desenvolvimento para a região.

A carta foi entregue ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso; e uma cópia ao presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Campolina.

O Aeroporto Internacional Itamar Franco, como não poderia ser diferente, foi alvo constante de indicações, a mais urgente delas, a conclusão das obras da estrada de acesso entre a BR-040 e a MG 353, que ainda está paralisada. Exaltado até mesmo pelo prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, o IZA é considerado uma das principais alavancas para o desenvolvimento da Zona da Mata.

Ao final o documento elaborado pela FIEMG, que possui mais de 40 propostas para os 142 municípios da Zona da Mata Mineira, sugerindo, principalmente a criação de um regime tributário diferenciado para o ICMS às indústrias da região, além de obras de infraestrutura, foi também entregue ao Sr. Altamir Rôso. As obras sugeridas estão avaliadas em cerca de R$ 350 milhões. As perspectivas de desenvolvimento são para os próximos 20 anos.

Assessor Jurídico do Legislativo, Dr Brenildo Ayres do Carmos e o Vereador Eder Lima Moreira.

Vereadores, Allan Martins Dutra Borges(PMDB) e Dionízio Da Dalt Netto(PT)