CÂMARA SE REUNE COM SOCICAM

A Câmara de Rio Novo reuniu-se hoje(03), com a SOCICAM, uma das empresas integrantes do Consórcio Aeroporto Zona da Mata, formado pelas pelas empresas Socicam administração, Projetos e Representações LTDA e Universal Armazéns Gerais Alfandegados LTDA. Recebidos pelo superintendente Flávio Santos, os vereadores Vinicius Araújo, Eder Lima Moreira, Sebastião José Esperança, Alan Martins Dutra Borges e Guilherme de Souza Nogueira tiveram uma conversa onde abriram às portas do Legislativo a nova administradora do Aeroporto Internacional Itamar Franco.

O superintendente da SOCICAM que em breve residirá no município de Rio Novo, aguardando apenas o final da reforma do imóvel locado por eles, falou dos investimentos previstos e os avanços que o novo momento do IZA trará para a região.

No primeiro ano o consórcio investirá aproximadamente 2 milhões de reais em logística de cargas, hoje o volume transportado ainda é muito pequeno, mas aumentará muito em breve.  43 funcionários já foram contratados nesta nova gestão, sendo 39 deles das cidades vizinhas principamente Rio Novo e Goianá.

Além das admissões imediatas um cadastro de reserva já está sendo feito para que com a crescente demanda os postos de trabalhos sejam ocupados rapidamente. É importante ressaltar que aqueles que fazem parte do cadastro de reserva participam de cursos pagos pelo próprio consórcio, o que cria uma mão-de-obra qualificada. A preferência por pessoas da região faz parte da visão de desenvolvimento local vislumbrada pela SOCICAM.

Flávio aproveitou o momento e abordou junto aos vereadores as principais questões que imediatamente necessitam de atenção do Poder Público, sendo o ponto vital o retorno das atividades do Hospital em Rio Novo, tema este que a empresa também se dispõe a auxiliar no que for possível.

Inicialmente avanços já estão ocorrendo, a GOL Linhas Aéreas que inicia as operações com dois voos regulares no Itamar Franco à partir da segunda quinzena de março já contratou 17 novos funcionários, sendo que entre eles apenas cinco são da cidade de Juiz de Fora, o restante são moradores de Rio Novo e Goianá, municípios coirmãos que limitam o Sítio Aeroportuário.

Outra boa notícia apresentada em primeira mão pelo superintendente da SOCICAM é que a empresa GE CELMA pretende instalar muito em breve uma unidade no Aeroporto Itamar Franco.

A GE Celma, que faturou R$ 1,1 bilhão em 2013, é uma das maiores companhia do mundo no segmento de reparo, revisão e construção de turbinas, sendo a maior do Brasil. A empresa gera 1.200 empregos diretos, além de 400 terceirizados, e atende frotas das companhias aéreas Azul, Latam, United, Fedex e Southwest, com cerca de 360 a 400 procedimentos em turbinas por ano – 90% do volume de trabalho vem do exterior.

A Câmara já vem trabalhando para criar um ambiente propício para o desenvolvimento  e alocação de novas empresas na cidade, um dos pontos em análise criteriosa é o Plano Diretor Municipal que está totalmente desatualizado.

Ter um Aeroporto nas dimensões do Itamar Franco instalado em sua cidade é um privilégio para poucos, estamos certos de que Rio Novo não desperdiçará a oportunidade de se desenvolver, disse o Presidente da Câmara,Vinícius Araújo, ao final da reunião.