Inaugurada nova sede da câmara

Nova sede da Câmara de Rio Novo

A última sexta-feira (18) foi um dia histórico para o legislativo de Rio Novo: A Câmara Municipal inaugurou sua primeira sede própria. A “Casa do Povo” funcionará no antigo prédio do Banco Itaú, o local recebeu uma reestruturação completa para abrigar a sede do legislativo municipal. Uma cerimônia aberta à população marcou a inauguração, que contou também com a presença de diversas autoridades.

A mudança foi possível graças a uma parceria entre Poder Legislativo e Poder Executivo, que permitiu a aquisição e reforma do antigo prédio da instituição financeira. Os serviços de adequação duraram cerca de oito meses.

Em seu discurso, o Presidente da Casa Legislativa, Eduardo Luiz Xavier de Miranda, destacou a importância do novo espaço para melhorar o acesso do cidadão aos serviços da Câmara e relembrou a jornada percorrida para chegar a concretização do sonho antigo da sede própria. Até então, a Câmara Municipal de Rio Novo funcionava em um espaço no prédio da Prefeitura. “Nossa nova e moderna câmara trará inúmeros benefícios a todos os rio-novenses com mais acessibilidade, maior espaço e mais conforto, garantindo trabalho de melhor qualidade”, disse, destacando o empenho de todos os vereadores, funcionários da Câmara.

Em 2020, o então presidente Legislativo Guilherme de Souza Nogueira, deu início ao projeto,  trabalhando para otimização de recursos financeiros Legislativos, permitindo investimentos de cerca de 280 mil reais para realização das obras de reforma do prédio.

Cada um dos Vereadores rio-novenses discursaram destacando os benefícios que a nova sede trará. O prefeito de Rio Novo falou também sobre a negociação  da Prefeitura com o banco pelo espaço, cedido ao legislativo da cidade. “ Tenho um carinho muito grande em estar aqui. Foi nesta casa que comecei minha vida política, onde fui vereador por 24 anos, em seis mandatos. A Prefeitura está pagando a penúltima parcela da aquisição deste prédio, depois muita luta e negociação. Esta é casa do povo, ”, finalizou o prefeito Ormeu Rabello Filho.

O projeto arquitetônico assinado por Nicole Gattás Xavier, evidência transparência e sustentabilidade, as amplas salas são todas construídas utilizando vidros transparentes em suas divisórias, não há colunas no grande salão que abriga o amplo Plenário Messias Lopes. Sala de reuniões, atendimento ao cidadão, sala da presidência e a sala do Vereador, para atendimento aos munícipes. O local conta com elevador para facilitar o acesso de todos com necessidades especiais para locomoção.As reuniões continuam acontecendo às terças-feiras, sempre dezenove horas.