Restrições na utilização de água de mina em Rio Novo

O Legislativo Municipal em resposta ao requerimento apresentado ao Poder Executivo recebeu o relatório com o resultado da análise feita nas águas das minas do município.

Ao todo 08(oito) minas de uso popular e a água distribuida pela COPASA foram analisadas.
Como em muitas cidades do interior, é muito comum a utilização de água de mina pela população.

O objetivo do Poder Legislativo é o de mapear as fontes de água e resguardar a saúde dos rionovenses.

O resultado foi encaminhado pela responsável pelo Programa Vigiágua, a qual realizou as coletas. A análise foi realizada na GRS-Juiz de Fora. A cópia dos relatórios pode ser solicitada na Câmara Municipal de Rio Novo.

A coleta das amostras foi de 100ml em cada nascente, realizadas na data de 23 de janeiro de 2014.

Ao todo três minas tiveram o resultado insatisfário, ou seja a água não está própria para o consumo humano.

A seguir resultado das análises:

Mina da Cachoeira Santa
Estrada para Furtado de Campos
Conclusão Final: SATISFATÓRIO
A presença de coliformes totais na amostra analisada deve ser avaliada no contexto da Vigilância Sanitária.

Mina do Calixto
Estrada Vicinal para o Hotel Fazenda

Mina Pingo D’água
Rua Hélio Souza Pinto – Bairro Nova Aurora
Conclusão Final: INSATISFATÓRIO
Água imprópria para o consumo humano devido à presença de Escherichia coli.

Mina do Toco
Rua Helirio de Mattos, s/n
Conclusão Final: INSATISFATÓRIO
Água imprópria para o consumo humano devido à presença de Escherichia coli.

Mina do Ormeu
Rodovia Rio Novo – Guarani

Mina do Cabral
Estrada Rio Novo – São João Nepomuceno

Mina da Lacreme
Rua Cloris Dias, s/n

Mina Sr. Jânio
Final da Rua Evaristo Braga

COPASA
Amostra recolhida a partir de torneira em residência situada à Rua Saturnino Medonça, 21
Conclusão Final: SATISFATÓRIO

A Câmara Municipal encaminhou ao Executivo a solicitação de instalação de placas indicativas da qualidade da água em cada uma das minas analisadas, assim o cidadão saberá se deve ou não fazer uso da fonte.

Ainda no dia 10 de fevereiro foi encaminhado por parte do Legislativo ofício 08.2014, endereçado a Secretária de Saúde do Município, conforme transcrição a seguir:

De acordo com as informações prestadas pela Referência Programa Vigiágua do Município, mês de janeiro/2014, assinado por Roberta Evangelista com relação as águas de mina do Município: Pingo d’água, Toco e  Lacreme, todas consideradas impróprias para o consumo humano, vimos pelo presente solicitar de Vossa Senhoria seja imformado á Câmara Municipal, quais as providências foram tomadas para o não consumo dessas águas, de modo a deter e garantir o não sugirmento de surto de doenças.

Até a publicação(17.02) desta matéria a Câmara ainda não obteve nenhuma resposta do Executivo.

Marcações: