Pular para o conteúdo

Proteção aos animais é pauta de Projeto da Câmara de Rio Novo

A Câmara de Rio Novo encaminhou às comissões na reunião de sexta-feira 10 de dezembro, o projeto de Lei 008//2021 que cria o Programa de incentivo a adoção, posse responsável de animais domésticos, bem como o incentivo ao combate aos maus tratos. O autor é o Vereador Francisco de Assis da Cruz.

Os objetivos principais do projeto são:

  • Buscar convívio harmonioso entre as espécies;
  • Diminuir o índice de abandono e maus tratos através da conscientização;
  • Despertar a consciência da posse responsável;
  • Incentivar a adoção de animais abandonados e sem raça definida.

Com a presença dos ativistas da causa, Ana Carla Alvim Valle, Jean Paulo Kamil e a Senhora Mirian Neder, que falou sobre ações realizadas no vizinho município de Juiz de Fora. Mirian destacou a integração dos agentes públicos para que sejam cumpridas as Leis de proteção aos animais e também a conscientização de todos sobre os cuidados com os bichos.Envolver o segmento da segurança pública, educação e até mesmo a saúde é imprescindível para o sucesso na proteção aos animais.

Membros da ONG rio-novense ligada à causa acompanharam a reunião, apresentando a cartilha educativa que é disponibilizada pelo Governo Estadual, com dicas valiosas para cuidados com os Pets.

O Presidente do Legislativo, Guilherme Nogueira, ressaltou que em 2021, já aconteceram na Câmara mais debates envolvendo a proteção animal, que nos últimos 08 anos. A pauta entra em votação na reunião desta semana que se inicia.