Pular para o conteúdo

Vereadores de Rio Novo participam de reunião na Câmara de Goianá

Jordão de Amorim Ferreira discursando em Goianá

Os Vereadores rionovenses, Dulcimar Prata Marques(PSL), Eduardo Miranda Luiz Xavier de Miranda(PP),Guilherme de Souza Nogueira, Ivalto Rinco de Oliveira (PPS); e, o presidente do Legislativo Jordão de Amorim Ferreira; participaram na última segunda-feira(29) da reunião da Câmara Municipal de Goianá. A presença dos Edis de Rio Novo se deu por conta da falta de cumprimento de acordo firmado entre os municípios no ano de 2017, onde Goianá repassaria o valor aproximado de R$5.000,00(cinco mil reais) para Rio Novo em função de pagamentos de médicos para o plantão no atendimento 24h.

De acordo com relatos do vereador Guilherme Nogueira, então secretário de Saúde na época, o acordo foi firmado pelos chefes do poder Executivo e respectivos secretários de saúde. Mas nunca foi cumprido.

Atualmente o Atendimento Ambulatorial de Urgência e Emergência de Rio Novo “Anexo” que tem seu funcionamento 24h, recebe vários munícipes de Goianá, uma vez que a vizinha cidade não tem atendimento médico aos finais de semana, como também é inexistente após 18h no referido município.

Todo paciente de Goianá que chega ao “anexo” é atendido; tem sido assim e continuará assim, no entanto, se cumprido o acordo firmado no início das Legislaturas dos atuais prefeitos, Rio Novo poderia investir em outras áreas o recurso que hoje é destinado ao anexo para cobrir esta falta.

Aproximadamente 100 moradores de Goianá são atendidos todos os meses em Rio Novo, levando-se em conta os custos com atendimentos, materiais, remédios, etc.

Está é a terceira reivindicação neste sentido que a Câmara de Rio Novo realiza nesta Legislatura, houve quebra de acordo no repasse de recursos para APAE e para o CAPS, este último resultou na necessidade de atendimento parcial aos usuários do serviço que residem em Goianá, uma vez que o valor que a prefeitura do vizinho município repassaria seria utilizado na fornecimento de refeições a seus munícipes usuários do CAPS.

O intuito da participação na reunião é levar ao conhecimento dos vereadores Goianaenses a atual situação e solicitar que a respectiva Casa de Leis cobre do prefeito daquela cidade o cumprimento dos acordos firmados. O Legislativo de Goianá se comprometeu a agendar reunião com o Secretário de saúde daquele município para que este preste esclarecimentos sobre a situação, posteriormente novo encontro entre os Legisladores será agendado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *